Tux Paint

Os jovens artistas também podem se beneficiar com o Linux para começar a desenvolver seus trabalhos. Por ser um software de desenho voltado para criançs, o Tux Paint possui uma interface simples, tamanho fixo de tela e, para prender a atençâo dos pequenos usuários, o software também oferece suporte a som e animaçäo em díálogos na sua interface.

Além do já esperado pincel e uma paleta de cores, o programa também traz outras ferramentas, como o carimbo, que permite o uso de algumas formas prontas, como pingüins, números e sinais matemáticos para a criança colar na gravura. Formas básicas como quadrados, retângulos, círculos e pentágonos estâo disponíveis na ferramenta Shapes e podem ser giradas antes de serem realmente inseridas na imagem. Efeitos especials também podem ser adicionados à imagem, como, por exemplo, efeitos de blocos, giz, fading, blur, mirror e flip. Estes efeitos sào acessados a partir do botâo Magic. Existe também uma ferramenta para fazer linhas retas, sendo possível, assim como no caso do píncel, escholher como será o formato da linha.

Como um dos fortes do Linux é a segurança, com este software nào poderia ser diferente. Imagine o estrago que seu filho de 6 ou 7 anos poderia fazer tendo acesso aos seus arquivos na caixa de diálogo para abrir/salvar arquivos. Pensando nisso, o Tux Paint trabalha de uma forma diferente com os arquivos gerados. Quando clicado no botào Save, nenhuma caixa de diálogo é aberta para ser indicado o nome ou local de gravaçào do arquivo. Na hora de abrir o arquivo, a criança vè apenas o thumbnail das imagens salvas, nào tendo acesso aos outros arquivos do diretório ou sistema. Além de mais seguro, isto pode ser uma facilidade a mais para a criança trabalhar com o software.

Felipe Arruda - felipe@RevistaDoLinux.com.br